Com as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde sábado (27), a cheia do Guaíba é iminente – e deve ser de grandes proporções. A projeção da MetSul Meteorologia nesta quarta (1º) é que o nível siga subindo rápida e acentuadamente nos próximos dias. Sendo assim, “o Guaíba se encaminha para ter uma das maiores cheias dos últimos 80 anos, desde 1941”.
Nesta época do ano, o Guaíba só atingiu os 3 metros na enchente de abril e maio de 1941. No último século, marcas acima disso só foram batidas entre o fim do inverno e a primavera. As três vezes em que isso aconteceu foi em setembro de 1967 (3,11 metros) e em setembro (3,18 metros) e novembro (3,46 metros) de 2023.
Segundo os meteorologistas, as águas dos rios contribuintes, sendo o Jacuí, o Taquari, o Caí, o Gravataí e o Sinos, tardam até 48 horas para alcançar o Delta do Jacuí, na área de Porto Alegre. Como quase toda a vazão da chuva já ocorrida ainda não chegou ao Guaíba, bem como a previsão de mais chuva extrema para cair nos rios contribuintes, a previsão da MetSul é de que “o pior da cheia deve ocorrer no final desta semana e na semana que vem na área do Guaíba”.
- MetSul prevê “acumulados extremamente altos” de chuva; saiba quais regiões serão mais afetadas
- Santa Catarina e São Paulo enviam militares para auxiliar no resgate das enchentes
- Deputado flagra momento em que enchente arrasta ponte histórica; assista
Para se ter uma ideia, o nível do Guaíba na régua do Cais Mauá, no Centro, que estava em 1,40 metro nas primeiras horas da tarde de terça (30), alcançou os 2,03 metros no fim da tarde desta quarta. Mesmo assim, ainda não é possível estimar a altura exata que o Guaíba possa chegar neste episódio de chuva excessiva.
O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (CEIC) de Porto Alegre emitiu alerta para risco de inundação na região das Ilhas até domingo (5).
???? A @defesacivilpoa alerta para a possibilidade de inundações na região das Ilhas até o domingo, 5.
?? A recomendação é de que os moradores levantem os seus móveis e busquem abrigo temporário.
?? Emergências: 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros) ou 156 (serviços da Prefeitura). pic.twitter.com/4SIJA1B4nE
— Ceic Porto Alegre (@CEIC_POA) May 1, 2024
LEIA TAMBÉM