NA CAPITAL
CATÁSTROFE NO RS: Guaíba está próximo dos 5 metros em Porto Alegre
Nas ruas do bairro Humaitá, na Zona Norte da cidade, as vozes de crianças e adultos se misturavam ao latido de cães, todos em busca de algum lugar seguro
Última atualização: 04/05/2024 07:21
Porto Alegre amanheceu embaixo da água neste sábado (4). Ainda durante a madrugada, o nível do Guaíba chegou a 4,97 metros, tornando esta a maior enchente da história da capital gaúcha.
Nas ruas do bairro Humaitá, na Zona Norte da cidade, as vozes de crianças e adultos se misturavam ao latido de cães, todos em busca de algum lugar seguro. O alagamento invadia a Avenida A.J Renner, em regiões onde a água jamais chegou ao longo da história.
Moradores do Humaitá e da Vila Farrapos ainda se aventuravam entre a água em busca de lugares secos. Famílias inteiras buscavam, e ainda busca, um lugar seguro.
A título de comparação, em 1941, considerada a maior enchente da história de Porto Alegre até então, o nível máximo do Guaíba foi de 4,20 metros. Na Zona Sul da cidade, a situação não era menos tensa, com as águas tomando ruas inteiras, repetindo o cenário de tragédia visto na sexta no Centro Histórico de Porto Alegre, já quase totalmente tomado pelas águas.