O Grupo de Resgate Animal do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) embarcou em botes, no início da noite deste sábado (4), em Novo Hamburgo, para atuar no salvamento de animais abandonados durante as fortes chuvas que atingem a região.
A equipe, formada por pelo professor do curso de veterinária do UniBH, Aldair Pinto, coordenador da equipe, e mais quatro médicos veterinários, todos voluntários, que também são bombeiros civis, têm experiência em resgates de grandes desastres como Brumadinho (2019) e Pantanal (2020).
O grupo montou a base da operação para as ações de hoje na Avenida Primeiro de Março. “Muitas vezes as pessoas saem de casa no desespero para se salvarem e esquecem dos seus bichinhos, por isso existe o nosso trabalho, que é parecido com o dos bombeiros, mas focado na preservação da vida animal” , afirma Aldair.
Além do efetivo destinado para a cidade, dois membros da equipe mineira seguiram para a Serra gaúcha, onde atuarão em parceria com a Ong Sem Raça Definida em Galópolis, interior de Caxias do Sul. Na região um deslizamento de terra afetou quatro residências na manhã de quinta-feira (2).
Os animais regatados sem tutor durante a operação serão sendo encaminhados para os abrigos disponibilizados pela Prefeitura.
LEIA TAMBÉM