Em visita à cidade de Sinimbu, no Vale do Rio Pardo, o governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou que no início da próxima semana deve formalizar as ações de apoio para pequenos e médios empresários. Leite esteve no município na manhã deste sábado (25), verificando a situação da cidade de pouco mais de oito mil habitantes.
A liberação de uma linha de empréstimo com juro subsidiado será a forma do governo de auxiliar os pequenos e médios empresários. Com isso, o governo o espera que seja possível acelerar a retomada econômica nas cidades.
Sinimbu, que foi uma das primeiras cidades atingidas pelas cheias, teve praticamente todos os estabelecimentos comerciais com algum dano e tiveram que suspender as atividades. Até este sábado, cerca de 30% já haviam retomado os trabalhos e a expectativa da prefeitura é que esse índice chegue a 50% até o final do mês.
O Estado destinou recursos ao município por meio do Fundo a Fundo, uma modalidade que transfere recursos do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec). Além disso, o governo está ampliando o auxílio com a disponibilização de duas escavadeiras hidráulicas e dois caminhões para a limpeza urbana.
Outra medida destacada pelo governador foi o trabalho da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, que irá atuar em conjunto com os municípios para atender os moradores que perderam suas casas. Leite ainda seguiu viagem para a cidade de Putinga, no Vale do Taquari.
LEIA TAMBÉM