O governador Eduardo Leite (PSDB), ao lado do vice-governador Gabriel Souza (MDB) e da secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, se reuniram com pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/Ufrgs). “Estamos buscando uma série de parcerias e estudos que deverão ser contratados. Solicitei que o IPH faça parte do escopo de entidades e instituições que estarão envolvidas”, afirmou Leite.
Conforme o governador, o objetivo foi conhecer as pesquisas realizadas pela instituição. “Por isso, é importante avançarmos em um acordo de cooperação técnica”, completa. Os pesquisadores listaram pontos que devem ser fundamentais no planejamento estratégico do Estado.
Para os profissionais, as prioridades devem ser as melhorias no monitoramento para modelos mais confiáveis, com respostas em tempos mais curtos, capacitação dos técnicos e da população e planos diretores que prevejam desastres relacionados às mudanças climáticas.
“Estamos melhorando os nossos sistemas de previsão e alerta e precisamos aprimorar os sistemas de segurança hídrica. E é justamente isso que o Plano Rio Grande prevê: uma reconstrução com um olhar mais preparado e adaptado na questão das mudanças climáticas”, reforçou a titular da Secretaria do Meio Ambiente.
LEIA TAMBÉM