O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, atualizou em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (12) o número de desaparecidos em função da chuva intensa que atingiu o Estado na semana passada. Segundo o vice, a Defesa Civil do RS trabalhava com 46 desaparecimentos, número repassado pelas prefeituras.
Após investigação e buscas, o governo identificou que, ao todo, desde a semana passada, 83 pessoas dadas como desaparecidas pelas famílias foram localizadas. Oito permanecem sem serem localizadas. Quatro são de Muçum, duas de Lajeado, uma de Arroio do Meio e uma de Roca Sales. Todas as são cidades do Vale do Taquari, região mais afetada pela chuvarada.
Enquanto a coletiva acontecia, familiares faziam o registro do desaparecimento de um indivíduo em Encantado. O caso deve ser investigado para entrar nos dados oficiais do Estado. O número de mortos continuava em 47 óbitos, conforme divulgado às 7 horas de terça.
“Se eventualmente tiver alguém que está desaparecido e não foi colocado [na lista], pedimos que os amigos e parentes entrem em contato”, pediu Souza. O vice disse ainda que pessoas que já foram localizadas e que permanecem na lista devem comunicar a Defesa Civil. As informações repassadas ao Estado são consideradas “fundamentais para saber quantos gaúchos ainda precisam ser resgatados”.