abc+

A CHUVA NÃO PARA

CATÁSTROFE NO RS: Governador decreta estado de calamidade; Rio Taquari tem maior enchente da história

Nível do rio superou, pela primeira vez em mais de um século, a marca dos 30 metros em Lajeado e Estrela

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/05/2024 às 01h:36
Publicidade

O Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública. O decreto foi assinado no fim da noite desta quarta-feira (1º) pelo governador Eduardo Leite (PSDB), tem validade por 180 dias e visa agilizar o atendimento aos mais de cem municípios atingidos pela chuva nesta nova catástrofe climática que atinge o Estado.

Bombeiros trabalham no socorro a famílias que continuam isoladas nos Vales do Rio Pardo e Taquari | abc+



Bombeiros trabalham no socorro a famílias que continuam isoladas nos Vales do Rio Pardo e Taquari

Foto: Lauro Alves/Secom

No fim da tarde, em entrevista coletiva, o governador falou em “cenário de guerra” e disse que esta tragédia será maior que a de setembro de 2023, quando uma enxurrada devastou cidades do Vale do Taquari, deixando 52 pessoas mortas. “Agora a região atingida é muito maior”, disse Leite.

Os municípios mais impactados pelos eventos climáticos extremos registrados desde o último sábado (27) estão nas regiões Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Caí, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Serra e Grande Porto Alegre. Há preocupação com a situação das barragens em diferentes pontos do Estado. A previsão é de mais chuva nesta segunda metade da semana.

Rio Taquari alcança nível recorde em mais de um século

Desde a noite desta quarta-feira, o ponto de maior atenção no RS voltou a ser o Vale do Taquari. Pela primeira vez desde o início da medição, há quase um século e meio, o nível do Rio Taquari chegou a 30 metros nas cidades de Lajeado e Estrela. Foi por volta das 22 horas desta quarta. Nas cheias de 1941 e 2023 o rio não passou dos 29 metros.

Pouco depois da meia-noite desta quinta-feira (2) o nível do Rio Taquari já estava em 31 metros em Lajeado. E a tendência é de alta pelo menos até metade da manhã. A previsão inicial da Prefeitura de Lajeado, de que o rio não passaria dos 32 metros, provavelmente será superada.

No fim da noite o governador Eduardo Leite soltou um vídeo com alerta especial, e muito enfático, aos moradores do Vale do Taquari. Pediu que os moradores que estão na região atingida pela enxurrada de setembro de 2023 saiam de casa imediatamente, pois “a enchente será maior que as do ano passado”.

Lula tem viagem marcada para Santa Maria na manhã desta quinta

Na manhã desta quinta-feira (2) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará no Rio Grande do Sul para ver de perto os estragos causados pelas chuvas, vendavais e quedas de granizo. A comitiva presidencial deve voar direto de Brasília a Santa Maria, onde Lula fará um sobrevoo (se as condições meteorológicas permitirem) e depois terá reunião com Eduardo Leite.

O governador salienta que, no momento, a prioridade é resgatar pessoas. Há muita demanda por resgate aéreo em municípios da região Central, do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari. A situação também é crítica na Serra. A expectativa é que nesta quinta aumente o número de helicópteros utilizados nas buscas.

Ao todo, pelo menos uma centena de municípios gaúchos foi impactada pelo mau tempo desde o fim de semana. Dez mortes já foram confirmadas pela Defesa Civil estadual, mas levantamento realizado junto às prefeituras aponta pelo menos 13 vítimas fatais.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade