PLANO EMERGENCIAL DE VOOS
CATÁSTROFE NO RS: Fraport vai operar voos comerciais na Base Aérea de Canoas
Serão cinco voos diários que sairão de Canoas com passageiros, mas início depende de estruturação que a concessionária precisa fazer
Última atualização: 09/05/2024 19:24
Administradora do Aeroporto Salgado Filho, a Fraport, vai operar voos comerciais para o transporte de passageiros a partir da Base Aérea de Canoas. O plano foi acertado nesta quinta-feira (9), com o Ministério de Portos e Aeroportos. O Salgado Filho está fechado por conta da enchente. A água ocupou saguão e as pistas. A previsão é que não reabra até o final de maio.
A Base Aérea já está recebendo voos de carga e de ajuda humanitária. O plano é adaptar a Base para receber passageiros. A Fraport Brasil tem a autorização para operar até cinco voos diários saindo de Canoas. Serão 35 voos semanais.
Em articulação com o poder público, as operações na Base se iniciarão assim que a concessionária Fraport estruturar a logística mínima necessária para receber os passageiros, atendendo os requisitos mínimos operacionais e de segurança. Além disso, a Base Aérea continuará como o principal hub da logística de cargas para receber as doações a serem distribuídas para a população atingida pelas fortes chuvas.
A Fraport comunica que nos próximos dias divulgará as informações referentes a destinos, horários e demais procedimentos relacionados e necessários para o embarque de passageiros.
A Base Aérea de Canoas recebe cinco voos de companhias aéreas com cargas de mantimentos entre esta quarta e quinta-feira, contabilizando cerca de 50 toneladas de doações.
Malha emergencial
Nesta quinta, Casa Civil, Ministério da Defesa, Infraero, Anac, Fraport, Abear, ABR e companhias aéreas definiram malha aérea emergencial para atender o Estado. Num primeiro momento, serão disponibilizados até 116 voos semanais, sendo 88 no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina.
Dos 12 aeroportos existentes do Estado, seis terminais aeroportuários farão parte do plano, além da Base Aérea de Canoas. Neste primeiro momento, serão 53 voos semanais operando nos aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana. Os aeroportos de Florianópolis, Chapecó e Jaguaruna também farão parte do plano para apoio à população.
Aeroportos e voos
Aeroporto de Caixas do Sul - 25 voos semanais
Aeroporto de Santo Ângelo - 2 voos semanais
Aeroporto de Passo Fundo - 16 voos semanais
Aeroporto de Pelotas - 5 voos semanais
Aeroporto de Santa Maria - 2 voos semanais
Aeroporto de Uruguaiana - 3 voos semanais
Base aérea de Canoas - 35 voos semanais
Aeroporto de Florianópolis - 21 voos semanais
Aeroporto de Jaguaruna - 7 voos semanais
Aeroporto de Chapecó - aumento de capacidade da aeronave