PREVISÃO DO TEMPO
CATÁSTROFE NO RS: Fim de semana chuvoso alerta autoridades estaduais e nacionais; Defesa Civil emite alertas para a região
Foco em resgates e atenção ao nível dos rios será pauta até a próxima semana
Última atualização: 10/05/2024 22:43
As chuvas que chegam ao Estado neste final de semana redobram a atenção das autoridades locais, estaduais e nacionais. A previsão é que até a próxima segunda-feira (13) o Rio Grande do Sul volte a sofrer com as cheias dos rios, trazendo de volta o cenário de enchentes e alagamentos.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Em meio a essa perspectiva, os governos do Estado e federal prometem manter ativas as operações de resgate. “Continuar trabalhando na questão de salvar vidas, nos resgates”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (10).
Góes ainda fez uma projeção pouco otimista para a situação das estradas. “A terra está saturada, então se se confirmar esse volume de chuvas, certamente alguns caminhos que já foram reestabelecidos podemos voltar a ter problema, porque a terra está nua e o risco de deslizamento é real”, afirmou ele, apontando para a possibilidade de novos bloqueios de estradas.
Mais cedo, o governador Eduardo Leite (PSDB) reforçou o pedido para que a população não retorne aos locais alagados. Mesmo com a preocupação em relação à região Sul do Estado, cidades onde os rios começavam a baixar de nível podem ter um aumento nos próximos dias. É o caso dos rios dos Sinos, Caí e Jacuí, todos podendo voltar à cota de inundação.
Essa situação deve também impactar em Porto Alegre, onde a perspectiva é que o Guaíba passe dos cinco metros. Consequentemente, toda essa água acumulada ora desaguar na Lagoa dos Patos, tornando ainda maiores as preocupações com as cidades como Pelotas e Rio Grande.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado emitiu, na noite desta sexta-feira (10), um alerta para diversas regiões gaúchas. Para as regiões dos vales, metropolitana, Serra, litoral norte, Missões, Centro e Oeste, o aviso é de chuvas fortes com risco de alagamentos, vento forte e descargas elétricas, válido até as 10 horas de sábado (11).
A previsão é que no sábado chova de forma persistente em todas as áreas, especialmente na metade norte (regiões citadas acima), onde os volumes podem ficar entre 40 e 90 milímetros. Especialmente na metade sul e leste do Estado, os ventos devem ter rajadas de até 40 quilômetros por hora.
Por conta disso, é esperado que ainda no início do sábado haja elevação de rios menores, arroios e córregos. No decorrer do dia, estima-se a resposta em rios maiores, tais como o Caí e Taquari.
No domingo (12), as chuvas intensas persistirão em toda a metade norte, com volumes que podem variar entre 90 e 160 milímetros e ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora, com mar bastante agitado e sensação de frio. Neste dia, os demais rios da bacia do Guaíba, que são o Jacuí, Sinos e Gravataí, devem voltar a subir, com possibilidade de elevação de níveis do Guaíba.
Já na segunda-feira (13), as chuvas seguem de moderadas a fortes, com volumes de até 45 milímetros ao norte e vento forte ao sul. Somente na terça-feira (14), então, uma massa de ar seco de origem polar favorece o retorno do tempo firme e com frio mais intenso.