Após se tornar ponto de acolhimento de desabrigados, o Campus 1 da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, vira base para dois helicópteros que atuam no resgate de pessoas e no transporte de profissionais de saúde e insumos.
São aeronaves vindas do Rio de Janeiro, disponibilizadas pela Ambipar, multinacional brasileira especializada em gestão ambiental. “O campo de futebol do Campus 1 se tornou uma base de apoio aerotransportado. As equipes estão trabalhando no transporte de pessoas resgatadas, animais, profissionais de saúde e medicamentos na Região Metropolitana”, disse o reitor Cleber Prodanov.
As tripulações dos helicópteros também estão sendo acolhidas na instituição. O comandante Fernando Teles, presidente na Ambipar Response – segmento da Ambipar voltado à resposta a emergências – aponta que a missão da organização é humanitária. “Queremos agradecer à Feevale pelo apoio e por toda a infraestrutura proporcionada à empresa”, aponta.
Cerca de 200 acolhidos no Câmpus 1
Na sexta-feira, 3, o Campus 1 (Av. Maurício Cardoso, 510) começou a acolher funcionários da e seus familiares. E desde sábado, 4, ampara pessoas da comunidade que estão desabrigadas. Atualmente, cerca de 200 pessoas e mais de 100 animais foram acolhidos no ginásio.
Na Fenac, que recebe milhares de pessoas desabrigadas, a Feevale disponibilizou um centro de atendimento, que leva apoio jurídico e psicológico. A Farmácia Universitária, por meio do curso de Farmácia, atua na produção de medicamentos antitérmicos, analgésicos e kits de higiene com cremes, xampus e outros produtos. Além disso, professores, acadêmicos e profissionais ligados ao curso de Medicina Veterinária prestam atendimentos aos animais alocados no Campus 1 e, também, no Hospital Veterinário Feevale (Hovet), em Campo Bom.
LEIA TAMBÉM