SOLIDARIEDADE
CATÁSTROFE NO RS: Feevale acolhe desabrigados pela enchente e é base para helicóptero do Rio
Campus 1, em Hamburgo Velho, está recebendo desabrigados; há ações também nos campus 2 (RS-239) e 3 (Campo Bom)
Última atualização: 06/05/2024 02:32
O Campus I da Universidade Feevale, localizado no bairro de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo, está recebendo desde sábado (4) famílias desabrigadas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.
O ginásio foi organizado para acolher as pessoas e seus animais que, em caso de doenças, estão sendo encaminhados para o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), no Campus II, em Novo Hamburgo, e para o Hospital Veterinário Feevale (Hovet), em Campo Bom.
A comunidade em geral está sendo atendida no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies). Segundo a diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Caren Mello Guimarães, professores e estudantes de Medicina, Enfermagem e Farmácia estão envolvidos em diversas ações no espaço, localizado na Rua Rubem Berta, 200, em Novo Hamburgo.
Além de atendimentos básicos (não urgentes), estão ocorrendo teleconsultas com equipes da Medicina e a van destinada ao curso também está fazendo o deslocamento de pessoas até o espaço.
O curso de Farmácia está produzindo, em seu laboratório, medicamentos antitérmicos para distribuição às famílias necessitadas e vai providenciar kits de higiene para distribuição, contendo cremes, xampus e outros produtos.
Você também pode ajudar fazendo doações
O Campus I é um dos pontos de recebimento de donativos. Os itens necessários incluem materiais de limpeza e higiene pessoal, utensílios de limpeza, material escolar, cobertores e roupas de cama, fraldas infantis e geriátricas, roupas e calçados, água potável, alimentos não perecíveis e ração para animais. Outro ponto de recebimento de doações é o Campus II (ERS-239), no 2º andar do prédio Lilás.
No Campus III, em Campo Bom, o Hospital Veterinário Feevale (Hovet) está recebendo doações para animais das regiões atingidas pelas enchentes. O curso de Medicina Veterinária e o Diretório Acadêmico (DA) estão arrecadando coleiras, guias, toalhas, cobertas, caixas de transporte e rações.
Equipes do projeto social Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS) e do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Feevale também estão circulando em bairros das cidades do Vale do Sinos para verificar as principais necessidades dos moradores.
A Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, também disponibilizou uma van do curso de Medicina e um barco, que é utilizado em pesquisas da instituição, para a Defesa Civil e para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, para o resgate das famílias.
O reitor Cleber Prodanov salienta que a Feevale está fornecendo suporte técnico e promovendo diversas ações para auxiliar as pessoas atingidas pelas enchentes. "A Feevale, mais uma vez, está presente nas iniciativas voltadas à sociedade. Os nossos professores e funcionários estão empenhados em auxiliar as vítimas desta grande catástrofe. Esperamos que as comunidades tenham paz e tranquilidade, e que logo consigamos superar essa tragédia", afirma.
Também estiveram no local, neste domingo (5), o presidente da Aspeur, Marcelo Clark Alves, o superintendente executivo Roberto Sarquis Berte, pró-reitores, diretores de institutos e coordenadores de cursos.
Helicóptero do RJ vai ter base no Campus I
O campo de futebol do Campus I da Universidade Feevale virou base para um helicóptero do Rio de Janeiro que chegou a Novo Hamburgo para auxiliar no resgate das famílias. A tripulação também será acolhida pela instituição.
No final da tarde deste domingo, o ginásio já contava com cerca de 100 pessoas e 20 animais. Outros 25 foram encaminhados ao Hospital Veterinário Feevale, em Campo Bom.
No sábado, Luan da Rocha, morador do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, foi resgatado e encaminhado para o espaço. “Eu e minha cachorrinha, a Belinha, fomos muito bem recebidos. Ela foi atendida por um veterinário e tomou anti-inflamatório, pois está machucada. Cheguei aqui com frio. Me acolheram, deram roupas, sapatos e toalha de banho. Também jantei e tomei café da manhã. Fico muito grato por tudo”, diz ele.
Atividades letivas estão suspensas até o dia 11
Neste momento crítico para todos os gaúchos, as atividades letivas na Universidade Feevale estão suspensas até sábado (11). As aulas e estágios de graduação e pós-graduação serão recuperadas ao final do período letivo. A Escola de Aplicação Feevale também suspendeu as aulas até sexta-feira (10).