A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), que é proprietária das usinas Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho, na Serra, que formam o Complexo Energético Rio das Antas, publicou um novo aviso no início da noite desta quarta-feira (1), em que solicita à população que vive no curso do Rio das Antas, nas zonas de risco após as três usinas hidrelétricas, que “evacuem as suas residências o mais rápido possível”.
Segundo a empresa, as vazões estão aumentando e podem atingir níveis críticos durante a madrugada de quinta-feira (2). “É importante que todos se antecipem e deixem os locais de risco de forma preventiva”.
Mais cedo o comunicado da Ceran pedia para que a Defesa Civil iniciasse a retirada preventiva da população que está no curso das águas, após a baragem de 14 de Julho, que contempla moradores de Cotiporã e Bento Gonçalves. No novo aviso, a medida se estendeu também às barragens Castro Alves (localizada entre Nova Roma do Sul e Nova Pádua) e Monte Claro (entre Veranópolis e Bento Gonçalves).
Por causa da alta vazão do Rio das Antas e das chuvas que causaram a queda de barreiras em várias estradas de acesso e perda de sistemas de comunicação, segundo a Ceran, as barragens estão em estado de alerta. As sirenes de alerta na região também foram acionadas.
Veja os comunicados na íntegra:
1º de maio, 17h43
“Comunicado à população
A Ceran solicita à população a jusante, das Zonas de Autossalvamento das Usinas Hidrelétricas Monte Claro, 14 de Julho e Castro Alves, que evacue as suas residências o mais rápido possível. As vazões estão aumentando e podem atingir níveis críticos durante a madrugada. É importante que todos se antecipem e deixem os locais de risco de forma preventiva.’
1º de maio, 14h18
“NOTA OFICIAL
A Ceran informa que devido à alta vazão do Rio das Antas e das fortes chuvas na região, que causaram a queda de barreiras em várias estradas de acesso e perda de sistemas de comunicação, as barragens de Monte Claro e Castro Alves encontram-se em estado de Atenção e 14 de Julho em estado de Alerta. Foi solicitado à Defesa Civil a retirada preventiva da população de jusante e acionada as sirenes de evacuação de 14 de Julho. Qualquer novidade, vamos atualizar nossas redes sociais, site e veículos de comunicação.”
LEIA TAMBÉM