AVISO DE PERIGO
CATÁSTROFE NO RS: Estado tem mais três alertas de perigo para tempestades com grandes acumulados de chuva
RS passa por uma catástrofe por conta das chuvas excessivas que atingem o Estado há dias
Última atualização: 03/05/2024 12:36
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou os alertas e agora o Rio Grande do Sul tem três avisos de perigo para tempestades com chuvas intensas e grandes acumulados, nesta sexta-feira (3).
Grande perigo pelos acumulados de chuva
O Estado passa por uma catástrofe por conta das chuvas excessivas que não param há dias e o Inmet alerta que a instabilidade pode continuar com grandes acumulados até este sábado (4), por volta das 12 horas.
Parte do RS e de Santa Catarina, além de uma pequena região de Paraná, podem ter chuvas de 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, segundo o alerta vermelho de grande perigo do instituto.
O aviso afirma que podem ocorrer grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas em cidades que estão em áreas de risco.
No Estado, as regiões atingidas são a Serra, Noroeste, Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre.
Tempestade
Há também perigo de tempestades, de acordo com o aviso laranja. Em algumas regiões do Estado, SC e PR, pode chover entre 30 e 60 mm/h, chegando até 50 ou 100 mm/d.
Também tem risco dos locais serem atingidos por ventos intensos de 60 até 100 km/h, além da queda de granizo. Pode haver queda de energia e de árvores, além de alagamentos.
As regiões que serão atingidas são da Serra, Noroeste, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Centro Oriental, Sudoeste.
Chuvas intensas
O último alerta é amarelo, representando perigo potencial de chuvas entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Ele vale até às 12 horas deste sábado (4).
Há também um pequeno risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, entre parte do RS e PR, toda SC, e pequena parte de Mato Grosso do Sul.
As regiões do Estado atingidas são Centro Ocidental e Oriental, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste, Nordeste e Sudoeste.
Recomendações
É recomendado que as pessoas desliguem os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, além de observar as mudanças nas encostas. É importante permanecer em um local abrigado e seguro. Caso esteja em uma inundação, os pertences podem ser protegidos em sacos plásticos.
Em caso de rajadas de vento, o recomendado é não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. E não estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se for usar aparelhos eletrônicos, desligue-os da tomada.
Para obter mais informações, é preciso ligar para a Defesa Civil no telefone 199 e para o Corpo de Bombeiros no 193.