O Rio Grande do Sul está passando por uma catástrofe por conta das fortes chuvas que caem há dias. A previsão, no entanto, é que as chuvas continuem em parte do Estado, que tem dois alertas de perigo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Parte do RS e de Santa Catarina estão sob um aviso vermelho de perigo extremo por conta do grande acumulado de chuva que ainda pode ocorrer até às 12 horas desta sexta-feira (3).
Há risco de chuvas superiores a 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com chance de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamento de encontas.
As regiões que podem ser afetadas são a Serra, Vale do Itajaí, Noroeste, Nordeste, Sudoeste e região metropolitana de Porto Alegre.
Estas mesmas áreas estão também sobre um outro aviso, este laranja, que também vale até às 12 horas de sexta. O alerta é para tempestade e também afeta o Centro do Estado, regiões do Paraná, SC e Mato Grosso do Sul.
Pode chover de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia nessas regiões e há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Onde continua chovendo durante o dia
O dia também permanece chuvoso sobre as regiões das Missões, Centro, região Metropolitana de Porto Alegre e em metade do Norte, conforme a Defesa Civil do RS. Pode também haver temporais pontuais nas Missões, Noroeste e Norte.
A instabilidade continua por conta de uma frente fria, que está se deslocando lentamente, junto ao fluxo de umidade que vem do Norte do Brasil. Os volumes podem variar de 80 a 130 mm/dia, podendo passar dos 250 mm/dia no Centro, Vales, região metropolitana e na Serra.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags