O Rio Grande do Sul enfrenta diversos transtornos por causa das fortes chuvas que atingem o Estado nos últimos dias. De acordo com o governo gaúcho, 114 municípios foram afetados pelo mau tempo. A tempestade está causando enchentes e deslizamentos, obrigando pessoas deixarem suas casas e gerando bloqueios em rodovias estaduais e federais.
Além disso, conforme levantamento divulgado pelo governo estadual no fim da tarde desta quarta-feira (1º), o RS tem 168,8 mil pontos sem luz e mais de 400 mil sem abastecimento de água.
São 138 mil pontos de clientes da RGE Sul sem energia elétrica e 30.800 de clientes da CEEE Equatrorial. Já a Corsan informou que 441.455 mil clientes estão sem fornecimento de água.
Cidades gaúchas também registram problemas com serviços de telefonia e internet. De acordo com o boletim mais recente, 67 municípios estão sem esses serviços da operadora Tim, 34 sem a cobertura da operadora Vivo e 35 cidades sem os sinais da Claro.
A Defesa Civil gaúcha confirmou 10 mortes por conta da crise meteorológica. Segundo o órgão estadual, 21 pessoas estão desaparecidas e há registro de 11 feridos. O RS tem 1.072 pessoas em abrigos e 3.416 desalojadas. O governador Eduardo Leite anunciou a suspensão de aulas da rede estadual nesta quinta e sexta-feira (3). O presidente Lula chega no Estado nesta quinta-feira (2) para acompanhar a situação dos desastres naturais.
LEIA TAMBÉM