Uma das grandes preocupações do governo federal em relação à catástrofe que assola o Rio Grande do Sul era com o abastecimento de gás de cozinha, gasolina e diesel, conforme afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (28) em Porto Alegre.
Estado quase ficou sem abastecimento de gás, diesel e gasolina
Uma das coisas mais importantes, de acordo com o ministro, foi auxiliar com geradores para a captação de água da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), responsável pela produção de 100% do gás de cozinha de todo o Estado. “Tivemos um momento muito crítico e foi na primeira vinda que eu estive aqui”, disse.
Os geradores da captação de água ficam no lado Oeste de Canoas, a região que ficou quase completamente inundada com as enchentes durante a primeira semana da catástrofe. A água subiu tanto que chegou a comprometer a energia elétrica da captação, relatou Silveira. Por conta disso, foram colocados geradores em pontos mais altos, evitando o desabastecimento no território gaúcho. “Nós poderíamos ter perdido, realmente, o abastecimento de gás, de gasolina e de óleo diesel, o que seria trágico”, explicou.
Agora, os geradores estão em um local seguro e mais alto. Além disso, mais de 92% da capacidade da refinaria foi reestabelecido. “Graças a Deus, à ação imediata da Petrobrás e do Planejamento, hoje está completamente seguro”, comemorou.
Ele também parabenizou a Refap, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros pela agilidade, transporte e segurança para que a produção não fosse completamente comprometida.
Coletiva
Na coletiva, oito ministros se reuniram para falar sobre as ações de auxílio ao RS. Estavam presentes, além de Silveira, os da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta; do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Fávaro; das Cidades, Jader Filho; da Saúde, Nísia Trindade; Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; do Desenvolvimento e Assistência, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, da Conab, Edegar Pretto, e da Caixa, Carlos Vieira, também participaram.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags