RISCO

CATÁSTROFE NO RS: Estado confirma mais duas mortes por leptospirose durante enchentes; saiba onde

Amostras foram analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen)

Publicado em: 24/05/2024 09:56
Última atualização: 24/05/2024 09:57

Quatro pessoas tiveram suas mortes causadas pela Leptospirose desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul. O dado foi divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os óbitos mais recentes foram registrados em Cachoeirinha e Porto Alegre, as vítimas são dois homens, de 56 e 50 anos, respectivamente.


Alagamentos em Cachoeirinha Foto: Prefeitura de Cachoeirinha


Conforme a SES, a doença foi confirmada após o resultado positivo das amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A vítima de 56 anos faleceu no último domingo (19), em Cachoeirinha.


Já o morador de Porto Alegre, de 50 anos, morreu no dia anterior (18).
Os primeiros óbitos aconteceram em Travesseiro, no Vale do Taquari e em Venâncio Aires, Vale do Rio Pardo. Até o dia 19 de abril, portanto antes da calamidade pública no RS, seis pessoas haviam morrido por conta da doença.

Risco da leptospirose

O contágio ocorre a partir do contato da pele com a água contaminada, principalmente pela urina de ratos e outros animais. Os sintomas (febre, dor de cabeça, dores no corpo e panturrilha e calafrios) costumam surgir entre cinco e 14 dias após a contaminação.

Em caso de algum sintoma, a população deve procurar ineditamente um serviço de saúde, seja hospital ou Unidade Básica (UBS).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas