Tem conserto?
CATÁSTROFE NO RS: Especialista orienta a não tentar ligar carros cobertos pela água
Professor do curso de Mecânica Automotiva da Fundação Liberato dá dicas de como "salvar" veículos atingidos pela enchente
Última atualização: 10/05/2024 16:50
A cada imagem da catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul é possível visualizar inúmeros veículos cobertos pela água — seja em estradas, garagens de casas e estacionamento de empresas. Mas será que os carros cobertos pela enchente têm conserto?
A reportagem conversou com o engenheiro mecânico Thiago Gonçalves Fernandes, mestre e professor do curso técnico em Manutenção Automotiva da Fundação Liberato, para saber o que fazer nestes casos.
O especialista explica que, em primeiro lugar, não se deve tentar ligar o veículo para checar se está funcionando. O ideal é levá-lo, de guincho, até uma oficina mecânica ou solicitar a visita de um mecânico de confiança ao local em que o carro se encontra.
Ele alerta, ainda, que a situação em que o veículo estava no momento em que foi atingido pela água também deve ser levada em consideração. "Existe diferença se o carro estava estacionado ou se estava ligado tentando cruzar uma rua alagada", exemplifica.