TRANSTORNOS
CATÁSTROFE NO RS: Eduardo Leite aparece em vídeo para novo alerta para acumulados de até 130 milímetros
Atenção deve ser redobrada na metade sul do Estado nos próximos dias
Última atualização: 21/05/2024 19:55
Mais uma semana de atenção para a previsão do tempo no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite apareceu em vídeo na tarde desta terça-feira (21) para alertar sobre altos acumulados entre quarta (22) e quinta-feira (23).
Desta vez, diferentemente do que foi visto no fim de abril e no fim da primeira quinzena de maio, quando ocorreram enchentes e o repique de cheias, o alerta para condições climáticas não é para a região norte, onde ficam as nascentes dos rios que deságuam no Guaíba. Nesta terça, o governo estadual fez um vídeo com projeções que mostram chuva intensa, com acumulados entre 120 e 130 milímetros, para a metade sul gaúcha.
"Isso vai provocar resposta hidrológica, elevação do nível dos rios", expõe Leite. O governador salienta atenção para o Canal São Gonçalo, que já está em nível elevado, assim como é a situação da Lagoa dos Patos. Municípios da fronteira com o Uruguai e a Argentina, bem como a região central, também devem ser afetados.
Conforme Leite, os alertas já foram emitidos para as coordenadorias regionais e os municípios. O governador reitera ainda o pedido para que comunidades ribeirinhas e pessoas que moram em locais de risco se protejam e saiam de casa.
Situação no norte do RS
Leite afirma que as projeções mostram acumulados menores para a região norte do Estado, onde já houve mais transtornos pelas chuvas no início do mês. "Traz a perspectiva de menor impacto para os rios que contribuem para o Guaíba, o que mantém para nós, então, a expectativa de continuar cedendo e diminuindo o nível do Guaíba."
Veja vídeo do governador
Alerta também tem vento, raios e eventual queda de granizo
A Defesa Civil do Estado publicou no começo da noite desta terça um alerta para o oeste, a campanha e o sul gaúcho, que contempla "chuva e vento pontualmente fortes com descargas elétricas e eventual queda de granizo".
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também está em alerta amarelo, de perigo potencial, para tempestade. Amos os avisos têm vigência até as 10 horas de quarta.