CHUVA HISTÓRICA
CATÁSTROFE NO RS: "É dramática a situação que estamos vivendo", governador alerta para riscos na região metropolitana
Governador explicou que desde a última segunda-feira (29) algumas localidades do Estado registraram o acumulado de 800 milímetros de chuva
Última atualização: 04/05/2024 11:00
“É dramática a situação que estamos vivenciando”, a frase é do governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo na manhã deste sábado (4). O governador explicou que desde a última segunda-feira (29) algumas localidades do Estado registraram o acumulado de 800 milímetros de chuva.
Leite diz que a população deve entender a gravidade dos problemas enfrentados. “Alguns bairros podem simplesmente submergir.” O governador mostrou o avanço do Rio Jacuí, que já atravessou o município de Eldorado do Sul e está atingindo o bairro Mathias Velho, em Canoas. “A região metropolitana terá mais alertas durante o dia.”
Em Canoas, uma das cidades mais afetadas, o governador relatou o colapso no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). “As pessoas estão sendo retiradas do local e estamos inclusive utilizando aeronaves.” No total, 22 aeronaves estão em operação no Estado, de acordo com Leite.
Em contato com o HPSC, a administração da casa de saúde reiterou que a prioridade no momento é salvar vidas, transferindo todos os pacientes com segurança e na sequência do dia, mais informações serão divulgadas.