É MUITA ÁGUA
CATÁSTROFE NO RS: Dos 10 pontos do mundo com mais chuva acumulada em 24h, 6 são no Rio Grande do Sul
Santa Maria lidera o ranking global, com 214 milímetros de chuva entre 14h de terça e 14h desta quarta
Última atualização: 01/05/2024 15:50
A catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul – a terceira desde setembro de 2023 – se traduz em números impressionantes. Considerando as 24 horas entre o início da tarde desta terça-feira (30) e o início da tarde desta quarta-feira (1º), dos dez locais do mundo com maior volume de chuva acumulada, seis ficam no Rio Grande do Sul.
Santa Maria lidera o ranking global, segundo informação do Ogimet. Trata-se de um serviço de informações meteorológicas que reúne informações de diferentes fontes, principalmente da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), organismo ligado ao governo dos Estados Unidos.
Segundo o balanço, que considera dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um ponto de Santa Maria teve 214 milímetros de chuva em 24 horas. É o local onde mais choveu no mundo em 24 horas, segundo o Ogimet. Em segundo aparece Shangchuan Dao, na China, com 184,7 milímetros em 24 horas.
Em terceiro lugar está Bento Gonçalves, com 171 milímetros acumulados. Em quinto, outro ponto de Santa Maria, com 151,6 milímetros. Em sexto está Soledade, com 151 milímetros, em sétimo Caxias do Sul, com 148 milímetros, e em oitavo a estação da Base Aérea de Santa Maria, com 143 milímetros. Os outros pontos com mais chuva no mundo nas últimas 24 horas ficam na Indonésia.
Os volumes registrados no Rio Grande do Sul em 24 horas ficam acima da média histórica de todo o mês de abril, por exemplo. E a previsão é de mais chuva na segunda metade da semana, informa a MetSul Meteorologia. A área mais atingida no Rio Grande do Sul vai desde Santa Maria, na região central, até a Serra e o Vale do Paranhana.
Segundo dados do Inmet, nas últimas 72 horas – entre a manhã de segunda-feira e a manhã desta quarta-feira – as estações de Canela e Caxias do Sul, por exemplo, registraram acumulado de pouco mais de 300 milímetros. Em Santa Maria o acumulado chega a 400 milímetros, enquanto que a média do mês é de no máximo 150 milímetros na região central.