abc+

URGENTE

CATÁSTROFE NO RS: Dique começa a transbordar no bairro Santo Afonso e orientação é para evacuação; veja vídeos

Rio dos Sinos segue aumentando e nível da água faz com que a água passe por cima da estrutura

Suelen Schaumloeffel Olkoski
Publicado em: 03/05/2024 às 14h:33 Última atualização: 03/05/2024 às 16h:00
Publicidade

O iminente risco de transbordamento do Rio dos Sinos no dique que protege bairros de duas cidades da cheia, se confirmou no início da tarde desta sexta-feira (2), no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. A possibilidade deste avanço das águas acontecerem gerou alertas de evacução imediata no bairro desde o final da madrugada, por causa do risco de enchetes. Cerca de 12 mil pessoas vivem na localidade.

Acompanhe todas as notícias sobre as enchentes no Rio Grande do Sul

Nível do Sinos subiu mais e transborda na altura da Rua Otawa | abc+



Nível do Sinos subiu mais e transborda na altura da Rua Otawa

Foto: Reprodução

O avanço da água já era esperado para acontecer ainda hoje no trecho da Travessa Vera Cruz e a Rua Otawa. Em vídeos der moradores é possível ver as águas do Sinos extravazando em uma escadaria da Rua Otawa. Ruas das imediações já estão tomadas pela água.

 

Neste local, era esperado que as águas avançassem quando o rio chegasse aos 9,5 metros, mas a última medição da Prefeitura aponta o nível em 9,41 metros. Durante a manhã, muitos moradores iam conferir a situação nom local, aprenssivos com o cenário que se desenhava.

A orientação é para que os moradores do bairro, especialmente da Vila Palmeira, deixem suas casas e procurem a Praça da Juventude, levando itens essenciais, para que seja levados de ônibus até o abrigo que foi montado na Fenac, o bairro Ideal.

A zona desta Vila, onde também fica localizada a casa de bombas, é o local onde as águas devem acumular e causar alagamentos incialmente. Conforme as águas do rio avançam, a situação segue para o restante do bairro.

Águas avançam rapidamente

A decisão pela retirada imediata dos moradores foi tomada pela prefeita Fatima Daudt no final da noite de quinta-feira (2), depois que as equipes do município observaram o avanço rápido do nível do rio. “A possibilidade do transbordamento do rio no dique é iminente. Nós não vamos pagar para ver e por isso tivemos que tomar essa decisão. O foco é retirar as pessoas da área de risco, é preservar vidas. Nossa cidade nunca enfrentou uma cheia assim”, disse ainda na madrugada, enquanto se reunia com um comitê para coordenar as ações.



Até a enchente desta semana, o nível máximo que a Prefeitura havia registrado em Novo Hamburgo foi de 8,20 metros, na cheia de 2013.

Construído na década de 1970, o dique de contenção começa em Novo Hamburgo e se estende até São Leopoldo. A estrutura protege zonas mais baixas de inundações do Rio dos Sinos.

Os telefones de plantão da Defesa Civil são: 99707-9954 | 98058-9979 | 98013-9178 | 99920-8131 | 99467-6568. Em caso de emergência, ligue para Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou 3595-1123.

Os voluntários que se disponibilizam a atuar nos alojamentos podem entrar em contato pelo WhatApp (51) 98054-9244 (somente mensagem, não atende ligação). Informe os horários disponíveis e o local da sua residência.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade