EFEITOS DA CHUVA
CATÁSTROFE NO RS: Confira a situação dos rios Caí, Paranhana e Sinos; veja também como está o Guaíba
Prefeitura de Montenegro já emitiu alerta de nova enchente para a população
Última atualização: 11/05/2024 20:28
O nível do Rio Caí, que tem nascente em São Francisco de Paula e corta a Serra Gaúcha, continua subindo. Em São Sebastião do Caí, onde a cota de inundação é de 10,5 metros, às 8 horas deste sábado (11) a marca era de 9,66 metros, com alta de quatro centímetros por hora.
Já em Montenegro, onde o Caí ainda não voltou para o leito, às 8 horas o rio estava com 6,57 metros, subindo entre um e dois centímetros por hora. Inclusive, a prefeitura emitiu alerta de nova enchente ainda no dia de ontem, pedindo que a população fique em locais seguros.
Boletim de alerta do Serviço Geológico do Brasil estimava que a cota do Rio Caí estivesse em 10,51 metros em São Sebastião do Caí às 7 horas, o que não se confirmou, embora o nível continue subindo.
O Rio Paranhana, conforme a Defesa Civil de Três Coroas, permanece estável.
Já o nível do Rio dos Sinos, continua diminuindo em Novo Hamburgo, embora em ritmo lento. Na sexta-feira, às 18h20, a marca era de 7,06 metros. Neste sábado, às 8 horas, a régua marcada 6,58 metros. Em São Leopoldo, à meia-noite o nível era de 5,83 metros e às 7 horas deste sábado, 5,80 metros.
Nesta manhã, o nível do Guaíba, em Porto Alegre, por volta das 7 horas, era de 4,59 metros, conforme o governo do Estado. Na medição anterior, feita às 17h15 da sexta-feira (10), o nível era de 4,71 metros. A cota de alerta é 2,5 metros e inundação 3 metros.