ENCHENTE HISTÓRICA
CATÁSTROFE NO RS: Confira a situação do Rio dos Sinos em São Leopoldo neste domingo
Município conta com duas bombas anfíbias para drenagem de água de pontos alagados e uma terceira será instalada neste domingo
Última atualização: 19/05/2024 15:21
A trégua da chuva neste fim de semana na região está contribuindo para o recuo da água em áreas alagadas pela enchente. Em São Leopoldo, na medição mais recente, por volta das 12h15 deste domingo (19), o nível da água do Rio dos Sinos era de 5,68 metros, segundo a prefeitura.
Por volta das 9h15, a marca era de 5,72 metros. Na medição do sábado à noite, por volta das 22h15, o registro foi de 6,92 metros. O nível de inundação do rio na cidade é de 4,5 metros.
Duas bombas anfíbias já estão operando na cidade para tirar água de pontos alagados. A operacionalização foi realizada no bairro Campina, próxima a Ponte sobre o Rio dos Sinos, junto a Dalleaço. Uma terceira será instalada neste domingo, no bairro Vicentina, próximo a Casa de Bombas do Arroio João Corrêa.
A capacidade de sucção da bomba anfíbia é de cerca de 3.300 litros por segundo, o que equivale a drenar três piscinas olímpicas por hora, conforme o Semae. O equipamento pesa cerca de 6 toneladas.