Os motoristas que comprarem carros novos (zero km) no RS receberão um documento provisório virtual para circular dentro do Estado. A medida entrou em vigor no dia 17 para minimizar o impacto das enchentes. A licença vale por 15 dias.
O órgão esclarece que essa é uma “solução de contingência” por conta da “indisponibilidade momentânea do sistema convencional” e que não terá custo extra ao proprietário do veículo.
Após o prazo, o comprador deverá ir até um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) credenciado para realizar o procedimento de transferência no sistema informatizado convencional, gerando o documento definitivo.
Como funciona?
O DetranRS vai gerar o documento provisório por meio da aplicação CRVA Digital. A revendedora de veículos fará a inserção e o upload de informações (dados do comprador, chassi do veículo, nota fiscal, entre outras).
A partir disso, o CRVA faz a verificação das informações junto à base de dados nacional, por meio desta mesma ferramenta, de forma virtual, viabilizando então a emissão do documento pela revenda do veículo, que poderá ser impresso e entregue ao comprador.
LEIA TAMBÉM