Com a volta da subida do nível das águas do Rio dos Sinos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou, às 14h12 desta segunda-feira (13), a interdição total do trecho da BR-116 que liga o bairro da Scharlau e a ponte sobre o rio (km 246 ao km 248), no sentido interior-capital.
A passagem de veículos de suporte de emergência, como ambulâncias, veículos de resgate, carros oficiais e caminhões de transporte de insumos básicos para a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul permanece operando no sentido oposto.
A autarquia solicita que motocicletas e carros pequenos, mesmo que estejam transportando donativos, devem evitar a região, devido aos riscos.
A ponte 25 de Julho, em São Leopoldo, seguia com tráfego liberado no começo da tarde desta segunda-feira. No entanto, é necessária extrema atenção e cuidado. A passagem até Novo Hamburgo é feita pela Avenida Primeiro de Março, mas na contramão, já que a outra via está tomada pela água. Mesmo na contramão, há muita água na pista e apenas veículos maiores como caminhotes conseguiam passar até o município vizinho. Os outros carros acabavam dando a meia volta e entrando na BR-116, já que o sentido capital-interior está, no momento, liberado.
As pontes da Avenida Mauá e da Rua São Joaquim, que também ligam São Leopoldo e Novo Hamburgo, seguem com acesso interditado. Há alagamentos nas vias de acesso.
Já a Estrada da Integração, acesso para São Leopoldo pelo bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, segue liberada para motoristas e pedestres.
Veja vídeo da situação
Água volta a atingir trecho da BR-116, em São Leopoldo. Trecho afetado fica logo após a ponte sobre o Rio dos Sinos. No momento, o trânsito está liberado, mas exige muita atenção dos motoristas.
Crédito: Juliana Nunes pic.twitter.com/Hs7LbUUGdI
— Jornal NH (@jornalnh) May 13, 2024
LEIA TAMBÉM