abc+

CONSEQUÊNCIAS DO TEMPORAL

CATÁSTROFE NO RS: Governo do RS suspende aulas até sexta-feira; veja municípios da região que também cancelaram atividades escolares

Suspensão das aulas é devidos aos transtornos causados pela chuva que não tem dado trégua no Estado

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 01/05/2024 às 17h:49 Última atualização: 01/05/2024 às 18h:31
Publicidade

Municípios da região decidiram suspender as aulas no retorno do feriado por conta das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de semana. Em entrevista coletiva no fim da tarde desta quarta-feira (1º), o governador Eduardo Leite também comunicou o cancelamento das aulas na rede estadual até sexta-feira (3).

Em Novo Hamburgo, oito escolas localizadas no bairro Lomba Grande não terão atividades nesta quinta-feira (2). Nas cidades de Taquara e Montenegro, a medida de suspensão vale para todas as escolas. Já em Campo Bom, alunos de algumas instituições de ensino estão sendo realocados para outras para não ficarem sem o atendimento. Em Parobé, a prefeitura ainda irá definir a situação.

Retroescavadeira é meio de transporte para atravessar bairro Barrinha, que suspendeu aulas em Campo Bom | abc+



Retroescavadeira é meio de transporte para atravessar bairro Barrinha, que suspendeu aulas em Campo Bom

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Segundo a Prefeitura de Novo Hamburgo, a suspensão é devido aos altos índices de chuva registrados, que causam pontos de transbordamento do Rio dos Sinos e em alguns arroios na área do bairro rural. Os problemas afetam principalmente o transporte escolar.

A medida também leva em consideração a segurança dos professores e funcionários. As escolas que não terão aula são: Bento Gonçalves, Conde D’Eu, Castro Alves, José de Anchieta, Helena Canho Sampaio, Lápis Mágico, Raio de Luz e Washington Luiz.

A Secretaria Municipal de Educação vai reavaliar a situação ainda na quinta-feira, e decidir se a suspensão das aulas seguirá também na sexta-feira.

Transtornos em Taquara

Até a tarde de quarta-feira (1º), Taquara contabilizou 129 desabrigados e muitos desalojados, além de diversos transtornos por conta da chuvarada, como danos nas vias do município, especialmente nas estradas do interior.

Toda a rede pública municipal não terá aulas nesta quinta-feira. Segundo a administração, a compensação do dia letivo será avaliado junto ao Conselho Municipal de Educação.

Os estragos no interior envolvem estradas de praticamente todos os distritos, com trânsito interrompido sobre algumas pontes, como em Padilha, Rio da Ilha e Pega Fogo. “Pedimos que, quem puder, também fique em suas residências hoje, a fim de garantir sua segurança e a de quem estiver o acompanhando”, diz a prefeita Sirlei Silveira.

Três abrigos já estão em operação. Um deles fica na Sede Campestre do Fogão Gaúcho, às margens da RS-115, o outro no ginásio de esportes da Escola Willybaldo Samrsla (Ciep), no Bairro Empresa, e mais um no ginásio de esportes do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke, no Centro.

Aulas suspensas até sexta em Montenegro

Montenegro vive uma enchente histórica e as aulas estão suspensas em todas as escolas do município na até sexta-feira. A Escola Adenillo Edgar Rubenich, no bairro Ferroviário, foi invadida pela água, que ocupou toda a construção. Segundo a prefeitura da cidade, muitos moradores estão em áreas de risco e os acessos estão perigosos e complicados.

Situação em Campo Bom

A cidade de Campo Bom, que também registra alagamentos nas áreas ribeirinhas, não terá atividade na quinta-feira nas escolas EMEI Princesinha e EMEF Princesa Isabel, ambas no bairro Barrinha, o mais atingido pelas águas.

As aulas dos alunos das respectivas escolas serão transferidas para a EMEI Dedinho de Ouro e EMEF 25 de Julho. A prefeitura informou que os pais que optarem por não mandar seus filhos para a aula, independentemente da escola, não acarretará registro de falta ou impacto negativo no conteúdo trabalhado para os alunos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade