A instabilidade que castiga o Rio Grande do Sul desde o dia 27 de abril e deu uma pequena trégua nos últimos três dias, vai retornar ao Estado. Conforme a Metsul Meteorologia, parte das regiões podem ter marcas perto ou acima de 100 milímetros de chuvas.
Os volumes devem ficar mais altos no Sul, que enfrenta a enchente da Lagoa dos Patos e na região metropolitana, que continua sob dificuldades e diversas áreas alagadas. A tendência é de um novo repique na cheia do Lago Guaíba, mesmo que de forma temporária.
Apesar dos prognósticos, a semana deve começar com tempo aberto em boa parte do Estado. Já na terça-feira (21) a instabilidade se intensifica e há possibilidade de chuva forte. O tempo muda completamente na quarta-feira (22), principalmente na região de Porto Alegre, onde as máximas podem atingir 30°C.
Já na quinta-feira (23), a frente fria, associada a um centro de baixa pressão, avança sobre o Centro e Norte do Estado. Os meteorologistas não descartam temporais isolados nestas regiões específicas. A sexta-feira (24) deverá ter a sequência do tempo chuvoso e o avanço do ar frio, causando rajadas de vento que podem ficar entre 70 e 90 km/h no Sul e no Leste.
Encerrando a semana, no sábado (25), o ar mais seco de origem polar afasta a instabilidade, com o sol predominando no Rio Grande do Sul. No entanto, o frio intenso deve ser predominante, com minímas de 5°C em Novo Hamburgo.
LEIA TAMBÉM