abc+

NA MADRUGADA

CATÁSTROFE NO RS: Serra gaúcha registra tremores de terra em três cidades diferentes; saiba onde

Moradores acordaram assustados durante a madrugada desta segunda-feira e autoridades falam em solo encharcado

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 13/05/2024 às 10h:52 Última atualização: 13/05/2024 às 11h:11
Publicidade

Moradores de quatro bairros acordaram assustados em Caxias do Sul, na madrugada desta segunda-feira (13). Tremores de terra atingiram o município. O fato, que não é inédito na cidade, se agrava com a situação das fortes chuvas e deslizamentos de terra que afetam a Serra gaúcha.

Caxias do Sul tem registro de movimentações de massa com chuvas intensas



Caxias do Sul tem registro de movimentações de massa com chuvas intensas

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Conforme o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve quatro tremores na região. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo às 2h37, com magnitude 2,3 no município de Pinto Bandeira. Na sequência, às 2h58, o terceiro foi registrado em Caxias do Sul; e o quarto, às 3h03, com a mesma intensidade, também em Caxias.

Os tremores foram sentidos pelos moradores dos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente caxiense, no ano passado duas ocorrências semelhantes ocorreram em julho, no bairro Castelo, e em novembro, no Jardim América. Este bairro também teve movimentações em 2008 e 2010.

Segundo a pasta, “não há riscos para a população”. Ao menos é o que diz a nota emitida pela Prefeitura nas redes sociais sobre o ocorrido. “Conforme o diretor de Gestão Ambiental da Semma, o geólogo Caio Torques, o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades”, diz.

O comunicado ainda explica que “também devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água”. O geólogo frisa que “eventos desse tipo não têm o poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”.

O Corpo de Bombeiros caxiense recebeu centenas de ligações ao longo da madrugada e início da manhã. A orientação é que os moradores tenham calma.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade