Após anunciar um auxílio de R$ 5.100 às pessoas que perderam móveis e eletrodomésticos nas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que 100% das famílias que perderam a casa e se enquadram no programa Minha Casa, Minha Vida 1 e 2 terão residências garantidas pelo governo federal.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Costa ainda disse que as pessoas que perderam tudo poderão procurar uma casa que esteja à venda, dentro do padrão estipulado, para que o governo compre.
“Determinamos que todas as casas que estavam em leilão aqui nas cidades da região, todas as casas da Caixa e do Banco do Brasil, nós vamos retirar do leilão e o governo federal fará a quitação e entregarás às famílias que precisam das casas”, informou. “Todas as casas, independente se tinha regularidade ou não, vamos repor”, salientou o ministro.
Comitiva federal no anúncio de medidas
A medida foi divulgada no encontro realizado na Unisinos, em São Leopoldo, que conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma comitiva com mais 17 pessoas. Entre elas estão também os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Paulo Pimenta (Secom), Marina Silva (Meio Ambiente), além de outras autoridades, como o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Barroso.
O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), também estão no local.
LEIA TAMBÉM