abc+

ORIENTAÇÃO

CATÁSTROFE NO RS: Canela atende orientação do Ministério Público sobre desassoreamento do Rio dos Sinos

Procedimento envolve a retirada de areia, sedimentos e lodo, materiais que são transferidos pelas águas devido às enchentes no Estado

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 27/05/2024 às 10h:46 Última atualização: 27/05/2024 às 10h:47
Publicidade

 O Ministério Público realizou uma recomendação aos municípios da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos na última semana, sobre o respeito às normas ambientais em atividades de desassoreamento. O procedimento envolve a retirada de areia, sedimentos e lodo, materiais que foram transferidos pelas águas devido às enchentes no Estado. 

Prefeitura de Canela



Prefeitura de Canela

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Canela, o pedido foi acatado pelo Executivo municipal.

“Estamos comprometidos em realizar todas as ações de desassoreamento de forma responsável e em conformidade com as normas ambientais. Nosso objetivo é mitigar os danos causados pelas enchentes, ao mesmo tempo em que preservamos a integridade dos nossos recursos hídricos”, afirma o prefeito canelense, Constantino Orsolin.

A recomendação visa assegurar que as atividades sejam conduzidas conforme a instrução normativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, garantindo a legalidade e a integridade ambiental das ações emergenciais. A normativa fornece diretrizes para a intervenção urgente, focando na preservação dos recursos hídricos.

Segundo Orsolin, o Município já emitia autorizações e termos de referência com base na instrução normativa, antes mesmo da recomendação oficial. “A atuação técnica dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente mostra o compromisso ambiental, mesmo diante da maior catástrofe ambiental do Estado e do Município de Canela”, completa.

No dia 7 de maio, um documento foi emitido sobre a limpeza e desassoreamento do Parque do Lago. No documento, estabelece diretrizes para a intervenção necessária e para minimizar os impactos, priorizando a preservação ambiental.

Conforme a Prefeitura, instrumentos legais e técnicos também foram utilizados como referência para a limpeza de trechos do Arroio Canelinha, frequentemente sujeitos a alagamentos.

Ação integrada e monitoramento

As ações de desassoreamento serão rigorosamente monitoradas para garantir conformidade com os parâmetros estabelecidos. A Prefeitura de Canela busca parcerias com outras entidades e órgãos governamentais para fortalecer as medidas de recuperação e prevenção de futuros desastres naturais.

A comunidade é incentivada a colaborar com as autoridades, respeitando as áreas de intervenção e reportando irregularidades. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade