A Estrada da Integração Leopoldo Petry, principal via de entrada ao bairro Lomba Grande, se transformou na única rota por terra entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, já que os demais acessos pela região da BR-116 seguem interditados devido à cheia do Rio dos Sinos.
Entretanto, além da lentidão devido ao grande fluxo de veículos, o motorista que opta por fazer o caminho tem outro desafio: cuidar dos inúmeros buracos existentes na via. Uma borracharia estabelecida às margens da estrada se transformou na salvação dos motoristas afetados pela má condição da via.
Entre a última quinta-feira (2), quando intensificou a chuva no Vale do Sinos, e hoje (7), a borracharia já socorreu oito motoristas. Somente na manhã desta terça-feira foram três consertos. “Não é só pneu furado. Tem motorista que chega aqui com a roda quebrada após cair nos buracos. Não se pode atribuir toda a culpa para a enchente, há tempo os buracos castigam os motoristas que transitam por aqui”, afirma Rodrigo Rotth, proprietário da Castro Pneus.
Tapa-buracos emergencial
Após reclamações de motoristas, uma equipe da subsecretaria de Obras de Lomba Grande foi destacada para realizar uma operação tapa-buracos emergencial no trecho entre a rótula da Rua João Aloysio Algayer e a entrada do Loteamento Integração. Sacos de asfalto quente eram despejados nos buracos, e os veículos é que faziam a compactação da massa asfáltica.
A intervenção acabou influenciando no trânsito, que era carregado. Para que homens da Secretaria de Obras pudessem derramar a massa asfáltica, bloqueios temporários no trânsito eram realizados pelos próprios servidores, o que aumentava significantemente a tranqueira.
Assim que estiverem passados os transtornos da enchente, Rotth e demais moradores da Lomba Grande esperam que a Prefeitura de Novo Hamburgo anuncie o recapeamento total da Estrada da Integração Leopoldo Petry e de trecho da Rua João Aloysio Algayer, até o limite com São Leopoldo. “Nesse curto trajeto, temos muitos buracos. Espero que deem jeito”, reivindica.
O morador Gastão Dihl é outro que irá aguardar medidas para melhorar o asfalto no trecho. “Nunca se preocuparam com as estradas da Lomba Grande. Agora que ela está sendo importante, espero que olhem para cá”, afirma.
LEIA TAMBÉM