PARA DRENAR A ENCHENTE

CATÁSTROFE NO RS: Bombas de drenagem vindas de São Paulo começam a chegar no Estado

Ministro Paulo Pimenta explica que cada equipamento tem capacidade de transferir mais de 1.000 litros de água de um local para outro

Publicado em: 17/05/2024 16:10
Última atualização: 17/05/2024 16:11

Bombas para drenagem da água da enchente começaram a chegar ao Rio Grande do Sul. As primeiras unidades, encaminhadas pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, a Sabesp, saíram da capital paulista no início da manhã desta sexta-feira (17). Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo deverão receber os equipamentos inicialmente.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Quatro bomba da Sabesp foram transportadas por avião da FAB Foto: Divulgação/Sabesp

Conforme o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, foram destinados 18 conjuntos de bombas de alta capacidade para ações de macrodrenagem nas áreas afetadas. Quatro conjuntos formam transportados por aviões KC-390 das Forças Armadas e já chegaram à Base Aérea de Canoas no final da manhã. As demais 14 estão sendo levados para Canoas e Porto Alegre por caminhões do Exército Brasileiro.

“Cada uma dessas bombas pesa cerca de 10 toneladas e tem capacidade de transferir mais de 1.000 litros de água de um local para outro”, detalhou Pimenta durante coletiva de imprensa com o ministro Waldez Góes (Desenvolvimento), em Porto Alegre.

Pimenta adiantou, ainda, que o governo federal já articula sobre o envio de equipamentos usados na transposição do Rio São Francisco. “Além das bombas da Sabesp, ontem (quinta-feira, 16) eu e o ministro Waldez (Góes, do Desenvolvimento Regional) e Renan (Filho, dos Transportes) contatamos governadores do nordeste que têm bombas de grande poder que são usadas na transposição do Rio São Francisco. Do Ceará devem vir oito bombas e mais uma de Alagoas”. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas