Salvando vidas
CATÁSTROFE NO RS: Bebê prematura do Vale do Caí é levada de helicóptero para Canoas
Menina nasceu de uma gestação de 37 semanas e dois dias, com problemas cardíacos e precisava de leito de UTI neonatal
Última atualização: 03/05/2024 15:50
Uma bebê, que veio ao mundo prematura na quarta-feira (1º) em Montenegro, foi transportada de helicóptero para Canoas nesta sexta (3). A menina nasceu de uma gestação de 37 semanas e dois dias com problemas cardíacos e precisava de leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal.
Como todos os acessos ao município estão interrompidos devido à enchente, a Secretaria Municipal da Saúde conseguiu, junto ao serviço de regulação do Estado, uma aeronave para levar a criança até o Hospital Universitário de Canoas.
De acordo com a secretária Andreia Coitinho da Costa, o parto foi realizado no Hospital Montenegro. No entanto, a cidade não possui estrutura para prestar o serviço que a bebê necessita.
Do Hospital Montenegro até o aeródromo, onde o helicóptero pousou, a criança foi conduzida por uma UTI móvel do SOS Unimed. O deslocamento foi acompanhado pelo prefeito Gustavo Zanatta. “Todo o nosso trabalho, em meio a toda a destruição que estamos vendo, é focado em preservar vidas”, declarou.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB), resgatou também nesta sexta-feira quatro gestantes e um paciente oncológico, que estavam no interior de Agudo. Todos foram deslocados de helicóptero para a Base Aérea de Santa Maria e depois encaminhados a hospitais locais para atendimento médico especializado.