NOVA OPÇÃO
CATÁSTROFE NO RS: FAB vai liberar pista da Base Aérea para voos comerciais em Canoas
Aeroporto Salgado Filho está com as operações suspensas até o dia 30 de maio devido aos danos causados pela enchente
Última atualização: 12/05/2024 01:45
A enchente que está abalando o Rio Grande do Sul, afeta direta e indiretamente milhares de pessoas. Os alagamentos atingiram cidades inteiras, bairros populosos e áreas onde a água jamais havia alcançado antes. Um dos locais atingidos é o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Com a pista alagada e a estrutura danificada, o Salgado Filho teve sua operação suspensa até o dia 30 de maio. Ou seja, serão mais de 20 dias sem voos comerciais ligando o Rio Grande do Sul ao restante do país. Visando suprir essa demanda, a Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que a Base Aérea de Canoas (Baco) será aberta para voos convencionais.
A ação foi planejada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, FAB, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas. As operações serão divididas em fases, com a primeira iniciando nesta quarta-feira (8). O primeiro voo será humanitário e mantimentos arrecadados para a cidade de Canoas vai partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.
Uma parada está programada para ocorrer no Aeroporto de Guarulhos, na grande São Paulo, onde mais donativos serão carregados. A previsão é que o pouso em Canoas ocorra por volta das 15h10.
Fases 2 e 3
Conforme a FAB, a fase 2 está prevista para ocorrer na quinta-feira (9). Quatro empresas aéreas irão efetuar missões de entrega de mantimentos em circo horários diferentes: 7h, 9h, 11h, 13h e 15 horas.
Cidadãos gaúchos que estão fora do Rio Grande do Sul poderão retornar ao Estado e desembarcar em Canoas. Serão os primeiros voos com passageiros a pousar na Baco. As informações sobre passagens devem ser obtidas com as companhias aéreas.