A situação é preocupante em Putinga, outra cidade do Vale do Taquari que passa por dificuldades em função do volume excessivo de chuva nesta quarta-feira (1º). Desde terça (30), a prefeitura divulga imagens impressionantes da água invadindo pontos da cidade, que atingiu risco máximo da barragem nesta tarde. Em caráter de emergência, a administração municipal e o Corpo de Bombeiros pedem que moradores de áreas de risco evacuem suas casas imediatamente.
Além disso, a orientação é que a população evite circular em função das muitas áreas de risco. “Pedimos para que as pessoas não venham para Putinga, pois há muitas barreiras e a movimentação de curiosos que acaba atrapalhando o trabalho dos voluntários e da equipe da Prefeitura, que está atendendo as necessidades urgentes”, pede a administração municipal em publicação nas redes sociais.
Sobre o resgate da população, a prefeitura afirma que os Bombeiros estão se deslocando para atender as demandas onde o Poder Público não conseguiu agir com os equipamentos disponíveis.
Em vídeo, o prefeito Paulo Lima informou nesta tarde que quase 100% dos moradores da Rua Getúlio Vargas foram evacuados pelo risco de que mais transtornos possam ser causados pela enchente. Ele enfatizou que a população das áreas de risco busquem abrigo em outros espaços. “Nossa barragem transbordou, mas não rompeu, então corremos o risco [de romper]”, complementa. (veja vídeo abaixo)
- “Cidade está completamente destruída”, desabafa prefeita de Sinimbu
- MetSul prevê “acumulados extremamente altos” de chuva; saiba quais regiões serão mais afetadas
Há estradas bloqueadas e queda de barreiras em diversos pontos das vias do interior, cidade e acessos. A cidade está sem luz e é previsto que falte água e sinal de telefone nas próximas horas. “É preciso muita cautela e consciência para lidar com uma situação tão catastrófica e que tantas pessoas precisam de ajuda.”
Veja vídeo do prefeito
Ver essa foto no Instagram
LEIA TAMBÉM