abc+

PREVISÃO DO TEMPO

CATÁSTROFE NO RS: Aumenta risco para desmoronamentos no Estado; veja o alerta dos meteorologistas

Instabilidade se torna um novo obstáculo para a população que já está lidando com alagamentos.

Juliano Piasentin
Publicado em: 16/05/2024 às 15h:05 Última atualização: 16/05/2024 às 15h:06
Publicidade

Após uma trégua de dois dias, a chuva voltou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16). Ainda que não tenha intensidade, a instabilidade se torna um novo obstáculo para a população que já está lidando com alagamentos.

Chuva deve seguir no Estado até o fim do mês  | abc+



Chuva deve seguir no Estado até o fim do mês

Foto: Paulo Pires/GES

Conforme a Metsul Meteorologia, os próximos dez dias serão marcados por diversos episódios de chuvas. Apesar disso, a maior preocupação deixa de ser um repique da cheia, que não deve ser repetido.

Os meteorologistas explicam que, devido ao solo molhado, saturado e instável, aumentam os riscos de deslizamentos de terra. O principal alerta está direcionado à Serra gaúcha.

Acumulados mais altos

De acordo com o portal meteorológico, os acumulados mais altos serão registrados no Norte e Nordeste do Estado, entre a sexta-feira (17) e sábado (18). Na região metropolitana o final de semana tende a ser de sol entre nuvens, com possibilidade de garoa apenas no final do domingo (19).

Já na segunda-feira (20), o tempo firme predomina em todo o RS. Porém, a Metsul estipula que entre a terça (21) e quinta-feira (23). Essa ocorrência de chuva deverá ser mais generalizada e com volumes altos, podendo passar dos 100 milímetros.

Embora o cenário seja desfavorável, não é esperado que os rios retornem aos patamares máximos vistos no início de maio. O que pode acontecer é um prolongamento das enchentes, com os rios permanecendo mais tempo fora das calhas e repiques temporários.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade