Mix Diário
CATÁSTROFE NO RS: Áreas no interior são evacuadas e Porto Alegre volta a fechar comportas do Guaíba
Alto volume de chuva e vento forte faz situação voltar a preocupar no estado
Última atualização: 24/05/2024 17:35
Com os altos volumes de chuva de quinta-feira (23), áreas dos municípios de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, e Pelotas, na região sul, tiveram que ser evacuadas por conta do risco de enchentes. Na capital Porto Alegre, a situação também voltou a piorar, provocando um novo fechamento das comportas do Guaíba.
Os acumulados de até 150 mm em regiões do estado fizeram o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitir novo alerta de inundações. O Inmet também emitiu alerta, esse de chuva intensa para todo o estado, e um alerta de perigo para ventos fortes na região costeira.
Comportas do Guaíba
Em Porto Alegre, os vãos deixados pela remoção de comportas começaram a ser preenchidos por uma barreira de sacos de areia e cimento. Isso porque começou um segundo repique do Lago Guaíba neste mês, que voltou a passar dos 4 metros, enquanto a cota de inundação é de 3 metros.
Os novos alagamentos que ocorreram na quinta-feira (23) começaram a recuar em Porto Alegre pela manhã, porém o retorno da chuva forte pela tarde trouxe preocupação. Já a enchente segue elevada em parte dos bairros afetados desde o início do mês, especialmente na zona norte, no extremo sul e nas ilhas, como no Sarandi, no Humaitá, no Lami e no Arquipélago.
Uma das principais vias da capital gaúcha, a Avenida Ipiranga teve faixas interditadas nesta sexta diante da abertura de um buraco em uma tubulação abaixo de uma das pistas em frente à PUCRS. Ao longo da avenida, trechos do talude de contenção do Arroio Dilúvio já haviam desmoronado nas últimas semanas, derrubando partes da ciclovia.
Nesta sexta, com o solo encharcado, a chuva e o sistema de escoamento de água praticamente colapsado, Porto Alegre emitiu um alerta para alto risco de deslizamentos, processos erosivos e rolamento de blocos em áreas suscetíveis. O alerta abrange trechos de 24 bairros das zonas norte, leste e sul, como Sarandi, Cristal, Lomba do Pinheiro e Mario Quintana.
Interior
No Vale do Taquari, Cruzeiro do Sul, um dos municípios mais devastados pelo extremo climático, passou por mais uma evacuação. Na madrugada, a Defesa Civil anunciou a retirada de famílias de um bairro em risco de deslizamento.
Além disso, também na Região dos Vales, os Rios Caí e Cadeia voltaram a se elevar e estão em risco iminente de transbordamento mais uma vez. Com a força das águas, as passarelas flutuantes instaladas pelo Exército em Candelária e entre Arroio do Meio e Lajeado foram arrastadas pela correnteza, deixando novamente localidades ilhadas.
Na região sul, a Lagoa dos Patos segue acima da cota de inundação, com a expectativa de que continue a receber grande volume de águas do Guaíba nos próximos dias.
A prefeitura de Pelotas anunciou novas áreas com alerta de evacuação imediata no mapa de risco na manhã desta sexta. "Estamos com uma situação de alta e uma chuva em pouco tempo, com esse volume grande, tem um impacto", justificou a prefeita, Paula Mascarenhas (PSDB), ao anunciar a decisão em rede social.