abc+

Solidariedade

CATÁSTROFE NO RS: Além de Portugal, brasileiros mobilizam doações do Reino Unido

Campanha inclui coleta de roupas, calçados, cobertores e enlatados, além de uma vaquinha para doações em dinheiro

Débora Ertel
Publicado em: 17/05/2024 às 15h:59
Publicidade

Campanhas em prol do povo gaúcho se multiplicam em todos os cantos do planeta e, a cada dia, novas iniciativas surgem. Além da ação SOS_RS feita em Portugal, que arrecadou 300 toneladas, brasileiros que vivem em Londres também estão mobilizados. Há pelo menos duas ações em andamento para buscar donativos para do Rio Grande do Sul nesta parte do mundo.

Doações vindas de Portugal começam a ser embarcadas | abc+



Doações vindas de Portugal começam a ser embarcadas

Foto: Divulgação

Uma é o SOS Rio Grande do Reino Unido, que reúne doações da Inglaterra, Escócia e País de Gales. O grupo de voluntários se concentra na coleta de roupas e calçados para o inverno, produtos que serão enviados pela DHL, empresa de logística.

A outra é o Projeto Todos Pelo Rio Grande do Sul, organizada pelo Conselho Cidadania do Reino Unido (CCRU), foro de aconselhamento e representação da comunidade brasileira no Reino Unido, que atua junto ao Consulado do Brasil em Londres e Edimburgo.

Essa campanha conta com o apoio dos Legendários e da Latam Cargo, que se comprometeu com o transporte das doações. São 18 pontos de coleta e entre os itens pedidos estão cobertores, itens de mesa e banho, leite em pó, comida enlatada, mamadeira e fralda. Além disso, foi montada uma vaquinha para arrecadação de dinheiro.

A intenção da CCRU era aceitar doações até domingo (19), mas devido ao grande volume já entregue, o recebimento foi temporariamente paralisado, embora a campanha de recebimento de recursos continue.

Natural de Campo Bom, a jornalista Karina Sgarbi, 33 anos, mora em Londres e foi uma das brasileiras que participou das ações. Karina também criou uma vaquinha para sensibilizar os londrinos e captar doações para os amigos e familiares.

Já a campanha SOS_RS, em Portugal, que envolveu pessoas da região, teve início da operação de envio das doações, por transporte aéreo, nesta sexta-feira (17). Em parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa e o Ministério dos Portos e Aeroportos, o voo da Latam partiu de Lisboa, levando os primeiros lotes com itens de primeira necessidade.

Nos próximos dias, sem precisar data, serão enviados cinco contêineres de navio, totalizando 100 toneladas, com saída da cidade do Porto. Ainda há mais doações estocadas que aguardam operação logística.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade