Porto Alegre está praticamente isolada. A capital dos gaúchos, com 1,3 milhão de habitantes, enfrenta a uma das maiores enchentes de sua história. Na manhã desta sexta-feira (3), o Lago Guaíba atingiu a marca de 4,31 metros. Esse é o maior nível desde 1941, superando a cheia de novembro de 2023, quando a elevação alcançou 3,46 metros.
Além dos transtornos habituais relacionados à cheia do Guaíba, como o alagamento no Cais Mauá e na Orla. No entanto, desta vez as ruas do Centro Histórico e até a elevada do Túnel da Conceição também foram atingidas. As duas pontes sobre o Lago Guaíba foram inclusive fechadas nesta manhã. Os acessos para as principais rodovias federais foram igualmente bloqueados.
Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o motivo é a prevenção, já que a região central e a zona sul da capital enfrentam diversos alagamentos. Os acessos ao município foram bloqueados por conta do acúmulo de água na pista.
Além das pontes, que são responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o entroncamento da BR-116 com a BR-290 (free way), no limite entre Porto Alegre e Canoas, foi interditado. Os motivos também são o risco iminente de enchente no Centro Histórico.
LEIA TAMBÉM