É lento o recuo da água nos bairros Canudos, Santo Afonso e Industrial, as principais localidades de Novo Hamburgo afetadas pela cheia do Rio dos Sinos. Na última medição realizada pela Comusa, na manhã desta segunda-feira (6), o nível do rio estava em 8,66 metros. A medição anterior, realizada no final da noite de domingo (5), o nível era de 8,82 metros.
Na Santo Afonso, os sinais do recuo da água são visíveis em alguns pontos, como no entroncamento das Ruas Primeiro de Março e Alvear, na rótula do Móveis Líder. O local que estava alagado desde a última sexta-feira (3), amanheceu sem água.
Contudo, um pouco mais adiante, ainda na Rua Primeiro de Março, os motoristas seguem impossibilitados de transitar a partir da estação Santo Afonso da Trensurb, onde ainda há um grande volume de água sobre a pista. Na Avenida Pedro Adams Filho, o trânsito está normalizado. Ainda há um ponto com acúmulo de água nas imediações da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, porém, veículos conseguem transitar pelo trecho.
A Avenida dos Municípios, sentido a Campo Bom, está totalmente liberada no trecho de Novo Hamburgo. Entretanto, todas as vias de acesso ao bairro Canudos pela Avenida dos Municípios seguem bloqueadas pela água.
Acesso a Lomba Grande segue com grande volume de água sobre a pista
O principal problema segue sendo na Estrada da Integração Leopoldo Petry, no bairro Lomba Grande. Na altura do Loteamento Integração, logo após a ponte sobre o Rio dos Sinos, há bastante água sobre a pista, e veículos pequenos e motos ainda não passam pelo local. Veículos altos, como caminhões e vans, conseguem transitar pelo trecho.