METADE SUL

CATÁSTROFE NO RS: Acumulados de 100 milímetros em 24 horas devem prejudicar cidades já afetadas por enchentes

Metade sul do Estado deve enfrentar dias de muita instabilidade, com risco de inundação severa

Publicado em: 22/05/2024 15:45
Última atualização: 22/05/2024 15:51

Antes de enfrentar mais um episódio de frio intenso, parte do Rio Grande do Sul registra temperaturas ao redor dos 30°C nesta quarta-feira (22). No entanto, enquanto a Grande Porto Alegre tem sol e abafamento, cidades do oeste e do sul gaúcho têm chuva e raios desde terça (21), com acumulados que já chegam aos 50 milímetros em Canguçu, conforme dados de uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Água da Lagoa dos Patos invade os locais de risco, gerando enchente em Pelotas Foto: Michel Corvello/PMP

Esse foi o começo de um novo episódio de precipitação volumosa que deve seguir até, pelo menos, sexta-feira (24) na metade sul do Estado. No fim da tarde de terça, o governador Eduardo Leite apareceu em vídeo para alertar sobre os altos acumulados dos próximos dias na região

Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva aumenta entre a noite desta quarta e o começo da quinta-feira (23) no sul gaúcho, com períodos de precipitação forte a intensa. Essa instabilidade deve causar acumulados de elevados volumes em curto período, com marcas de 50 mm a 100 mm em apenas 24 horas.

Os maiores volumes de chuva deve ocorrer na região, que já enfrenta inundações pelas cheias do Rio Camaquã e da Lagoa dos Patos.

O que motiva a chuva na penúltima semana de maio é a chegada de uma frente fria, que avançará na quinta associada a um centro de baixa pressão e que deve trazer instabilidade para a maioria das regiões do RS. 

Os meteorologistas expõem ainda que as rajadas de vento durante a sexta podem ser fortes a muito fortes em alguns momentos no sul e no leste gaúcho, com registros de 60 a 80 km/h. "Ar polar ingressa e a temperatura despenca com muito baixa sensação térmica por efeito do vento."

No nordeste do RS, embora as previsões sejam de chuva acima de 50 mm com marcas superiores a 75 mm em alguns locais, a MetSul afirma que os acumulados não serão suficientes para provocar grandes repiques de cheias.

Alertas

A Defesa Civil do Estado publicou no fim da terça-feira um alerta para risco de inundação severa em cidades ao redor da Lagoa dos Patos. (Veja mapa abaixo)

O Inmet possui um alerta laranja, de perigo, para tempestade. O aviso tem vigência até as 10 horas de quinta-feira.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas