O abono salarial está disponível desde a quarta-feira (15) para os trabalhadores do Rio Grande do Sul que nasceram entre os meses de maio e dezembro. Para os nascidos entre janeiro e abril, o benefício já tinha sido liberado anteriormente.
A medida beneficiará 702 mil trabalhadores afetados pelas fortes chuvas no Estado.
Como receber o PIS/Paseb?
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.
Os demais, receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
Quem tem direito?
Recebem o abono salarial os trabalhadores inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos, e que tenham trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.
(*) Com informações da Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
Publicidade