A prefeitura de Porto Alegre iniciou na noite de quinta-feira (9), a retirada da passarela de pedestres da Estação Rodoviária. Localizada na Rua da Conceição, a medida foi definida após a constatação da necessidade de avançar o trabalho da construção de um corredor humanitário que dá acesso à capital. A demolição da estrutura começou na manhã desta sexta-feira (10).
Conforme a EPTC, o acesso alternativo vai criar uma ligação entre a Avenida Castelo Branco e o Túnel da Conceição. Pedras de rechão estão sendo colocadas em uma área de aproximadamente 300 metros de extensão.
A via será uma pista única, operando um sentido por vez e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até três dias. “Este acesso é fundamental, pois por este corredor humanitário chegarão ambulâncias, remédios, comida e suprimentos”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.
Com a nova alternativa, caminhões devem passar livremente pela via, facilitando o atendimento no município e desafogando o trânsito na RS-118. O tráfego será permitido apenas para veículos de emergência. Automóveis particulares devem continuar utilizando apenas a RS-118.
Segundo o Executivo da capital, um projeto está sendo elaborado para a construção de uma nova passarela assim que for possível, de estrutura metálica, mais moderna e alta para a região.
Castelo Branco apenas para emergência
Ainda na Avenida Castelo Branco, a CCR Via Sul concluiu as obras de recuperação do pavimento no quilômetro 96 da free way (BR-290) em Porto Alegre. O ponto foi atingido pelo alto volume de chuva no último sábado (4) e o asfalto acabou cedendo.
No que se refere ao acesso de veículos particulares, a concessionária que administra a BR-290 explicou que o acesso está liberado apenas sob autorização pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para automóveis que vão em direção a nova ponte do Guaíba.
LEIA TAMBÉM