Uma cena capturada por câmeras de videomonitoramento de uma residência na semana passada causou comoção na região.
Uma cachorrinha corre atrás do carro do dono depois de ser abandonada na Rua Guilherme Einloff Neto, no bairro Jardim América, em São Leopoldo. O fato, enquadrado como maus-tratos aos animais, virou caso de Polícia.
Após repercussão na mídia e nas redes sociais, o homem que aparece deixando o cão na rua se apresentou na 2ª Delegacia de Polícia leopoldense. Ao delegado André Serrão, ele confessou o abandono e se disse arrependido.
Por ter se apresentado espontaneamente, o homem vai responder em liberdade, mas, conforme Serrão, deverá ser indiciado. Se condenado, a pena prevista para casos de maus-tratos é de reclusão de até cinco anos, multa e proibição da guarda do animal.
Alheia a todo o processo pelo qual passa o antigo dono, a cachorrinha, resgatada por moradores do bairro, segue à espera de um novo lar. Após ser castrada, a mascote, agora chamada de Mel, segue sob os cuidados do veterinário Fábio Trindade Dutra de Almeida.
Morador da rua onde Mel foi abandonada, Almeida conta que ela foi resgatada pelos vizinhos no mesmo dia a algumas quadras de onde havia sido deixada. “Ela foi encontrada perto de uma escolinha do bairro. As crianças chamavam ela de Mel e acabamos deixando este nome, pelo qual ela já atende”, conta.
Levada para a clínica veterinária de Almeida, no bairro Santos Dumont, Mel recebeu tratamento para pulgas e carrapatos e há uma semana foi castrada. No local, ela ganha todos os cuidados necessários do pós-operatório para a partir da semana que vem, depois que retirar os pontos e fazer as vacinas, estar apta para ser adotada.
“É uma cachorrinha muito ativa e extremamente dócil. Só não é recomendada para quem tem criança muito pequena, pois como ela quer carinho a todo o momento, pula nas pessoas e pode acabar machucando a criança”, comenta.
Segundo o veterinário, quando foi resgatada, Mel estava magra e aparentava ser malcuidada, mas não tinha ferimentos pelo corpo. Almeida estima que Mel tenha entre um ano e meio a dois anos de idade e é de porte médio. Segundo ele, a preferência para adoção será por pessoas que morem em casa com pátio. Interessados devem entrar em contato com Almeida pelo telefone (51) 99313-3380 por meio de mensagens no WhatsApp.
Abandono é crime
Abandonar animais é crime de acordo com a Lei Federal nº 14.064/20, que alterou a Lei nº 9.605/1998, aumentando a pena para reclusão de até cinco anos, multa e proibição da guarda em crimes de maus-tratos a cães e gatos.
O abandono se classifica como uma forma de maus-tratos, sendo aplicada a referida lei para tal conduta. Denúncias de abandono podem ser feitas para a Polícia Civil pelo número 197, ou por meio da Delegacia Online, ou ainda para a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153.
LEIA TAMBÉM