RECOMEÇO
Casal de Montenegro que perdeu tudo na enchente recebe chaves da casa nova
Apartamento de dois quartos foi adquirido por meio do governo federal, com o programa Compra Assistida do Minha Casa Minha Vida Reconstrução
Última atualização: 31/10/2024 20:31
A tarde desta quinta-feira (31) foi de emoção e marcada por um recomeço para o casal João Carlos de Azevedo Garcia, de 64 anos, e a esposa Rosangela de Lurdes Pereira Garcia, 56, de Montenegro. Os dois, que perderam tudo durante a enchente de maio, receberam as chaves de sua nova casa.
O novo lar faz parte do programa Compra Assistida do Minha Casa Minha Vida Reconstrução, do Governo Federal, que adquire imóveis de até R$ 200 mil e destina para famílias que tiveram suas casas destruídas ou condenadas pela maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul.
A entrega das chaves ocorreu em um evento no Teatro Roberto Atayde Cardona com representantes do município e da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, na figura do diretor Maister Freitas da Silva.
Na ocasião, a moradora Maria Margareth também recebeu as chaves de sua casa nova. “Essas duas entregas foram um ato simbólico, eles já haviam sido contemplados porque foram os primeiros a se inscreverem. Nós temos mais contratos sendo assinados junto à Caixa Econômica Federal e posteriormente serão feitas as entregas”, explicou o vice-prefeito Cristiano Braatz.
Após a reunião, João e Rosangela foram para seu novo apartamento no bairro Senai, onde receberam a imprensa. “Nosso sentimento de ganhar essa casa nova é muito grande. O que aconteceu foi terrível, quando vi a água chegando eu subi meus móveis, mas depois vi que tinha que sair de casa e fui para um abrigo. E quando estava lá, fiquei sabendo que a casa caiu, desabou, perdi tudo. Mas graças a Deus, minha vida permaneceu”, relatou emocionado.
O próximo passo será limpar e fazer alguns reparos no novo apartamento para poder fazer a mudança. “Nós estamos na casa do meu filho, então queremos limpar aqui e vir o mais rápido possível, semana que vem, se Deus quiser. Depois, quero que vocês voltem aqui quando tiver tudo bonitinho”, completa.