abc+

DESDE INAUGURAÇÃO

Casa Vitória realizou mais de 900 atendimentos a mulheres vítimas de violência em Canela

Em mais de três anos de funcionamento, estabelecimento oferece suporte social, psicológico e estrutural para romper com os ciclos de abuso e violência

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 02/12/2024 às 17h:34 Última atualização: 02/12/2024 às 17h:35
Publicidade

Mais de 900 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica em Canela em 3 anos de acolhimento. Esses são os dados da Casa Vitória, que inaugurou em setembro de 2021 e, desde então, tornou-se um marco, oferecendo suporte social, psicológico e estrutural para romper com os ciclos de abuso. 

Mais de 900 atendimentos em 3 anos de Casa Vitória, em Canela



Mais de 900 atendimentos em 3 anos de Casa Vitória, em Canela

Foto: Casa Vitória/Divulgação

O espaço é financiado exclusivamente pela Prefeitura de Canela e é pioneiro no Estado, sendo uma das 14 casas abrigo existentes no Rio Grande do Sul. Além de oferecer um local seguro, se diferencia por integrar um atendimento multidisciplinar, que fortalece as mulheres atendidas e trabalha para evitar a perpetuação da violência entre gerações.

LEIA TAMBÉM: Famílias são retiradas de casa após deslizamentos no interior de Canela; adutora rompeu totalmente

A coordenadora Manoela Heidrich destacou o impacto significativo do trabalho realizado. Além de atender mulheres vítimas, a Casa abrigou mais de 52 famílias, oferecendo itens de necessidade básica, como vestuário, kit de higiene e alimentação, além de apoio para a reestruturação da vida das mulheres e seus filhos.

No total, foram 902 casos recebidos. Destes: 531 mulheres realizaram acompanhamento psicológico e social; 192 recusaram ajuda; 26 mudaram-se para outras cidades; e 153 mulheres buscaram atendimento social, mas não aceitaram acompanhamento psicológico.

No total, foram realizadas mais de 2.780 consultas, com uma média de quatro consultas por paciente, reforçando o caráter multidisciplinar do serviço.

VEJA AINDA: Marca de chocolates de Gramado inaugura nova loja com temática de conto de fadas

Além do acolhimento, a Casa Vitória promove iniciativas educacionais voltadas para a prevenção da violência doméstica. Em 2024, três ações se destacaram: palestras em escolas municipais, alcançando mais de 1,2 mil alunos; concurso de redações entre alunos do 6º ano da rede municipal e concurso de teatro com alunos do 9º ano, abordando temas relacionados à violência doméstica.

“A violência doméstica é um tema muitas vezes evitado, mas precisa ser discutido para que possamos mudar nossa sociedade. Essa luta não é apenas das mulheres, mas de todos nós”, enfatizou Manoela.

Denuncie e faça parte da mudança

A Casa Vitória convida a comunidade a apoiar essa causa e seguir suas redes sociais em @casavitoriacanela para acompanhar as ações realizadas. Em caso de violência, denuncie pelo número 190.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade