abc+

CULTURA

Casa Rosa Cine quer levar sessões gratuitas de cinema a vários bairros de Novo Hamburgo

Projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo e quer popularizar o acesso à sétima arte

Moacir Fritzen
Publicado em: 30/09/2024 às 16h:23
Publicidade

Assistir um bom filme junto de amigos, colegas ou familiares pode se um ótimo programa cultural e de lazer. A arte cinematográfica se comunica com o ser humano por meio de imagens e sons. E as produções podem ser de diferentes gêneros: documentário, animação, drama, ação, aventura, fantasia, ficcção científica, comédia, romance e terror, por exemplo. O projeto Casa Rosa Cine tem o objetivo de popularizar o acesso do público por meio de sessões gratuitas em diferentes bairros de Novo Hamburgo. A iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e foi contemplada com recursos da Lei Paulo Gustavo. A meta é atender áreas de vulnerabilidade socioeconômica, abrangendo plateias de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.

Sessões já foram realizadas em locais como a Escola Municipal de Educação Báscia (Emeb) Darcy Borges de Castilhos e na Emeb José Bonifácio.

Sessão foi realizada na Emeb Darcy Borges de Castilhos | abc+



Sessão foi realizada na Emeb Darcy Borges de Castilhos

Foto: Divulgação/Jo Nobre

A meta é atender pelo menos 2.180 pessoas até dezembro de 2024. Até o momento, em cerca de um mês, quase 800 pessoas já participaram de sessões.

As sessões têm duração entre 30 e 40 minutos e os filmes exibidos, preferencialmente, abordam temáticas como racismo, meio ambiente, diversidade cultural, inclusão de pessoa com deficiência, protagonismo feminino, combate ao etarismo, valorização da vida, crianças e adolescentes.

A organização espera ampliar os possíveis locais para exibições e atender parques, praças, auditórios, clubes, salões comunitários, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações, entidades e instituições. As ações também podem ser estendidas para 2025 e os idealizadores aceitam convites de possíveis interessados.

“Estamos entusiasmados com a possibilidade de levar o cinema a todos os cantos de Novo Hamburgo, especialmente para aqueles que têm menos acesso a eventos culturais,” afirma Nói Voltz, coordenador do Casa Rosa Cine. “Nosso objetivo é criar um espaço inclusivo e acessível, onde todos possam desfrutar e se conectar com a magia do cinema.”

Nói Voltz, coordenador do projeto Casa Rosa Cine, na Emeb José Bonifácio | abc+



Nói Voltz, coordenador do projeto Casa Rosa Cine, na Emeb José Bonifácio

Foto: Divulgação/Eliete Souza de Lima

As instituições interessadas em sediar uma sessão gratuita podem solicitar a participação preenchendo o formulário disponível nas redes sociais do cineclube.

Para obter mais informações sobre o Casa Rosa Cine e como solicitar uma sessão gratuita, visite Instagram.com/casarosacineclube, pelo e-mail casarosafilmesltda@gmail.com ou pelo site
www.casarosafilmes.com.

Os objetivos

A proposta do projeto Casa Rosa Cine é fomentar o cinema popular e difundir a cultura cinematográfica através de exibições que incluem filmes clássicos, independentes e estrangeiros que frequentemente não recebem a devida atenção na mídia e de exibidores. A iniciativa visa despertar a consciência ambiental e proporcionar um espaço de interação para cineastas aspirantes, críticos e amantes da sétima arte.

Os eventos estão sendo realizados em locais como pequenas praças de bairro, pátios e estacionamentos de associações, salas de auditórios de escolas e clubes, salões comunitários, e até em praças que permitam a projeção em paredes de prédios. Esses espaços são escolhidos estrategicamente para garantir a acessibilidade com o objetivo de atingir o público em áreas que não possuem salas de cinema próprias.
Além de promover a exibição de filmes de gêneros variados, o projeto também busca criar uma plataforma para cineastas e críticos compartilharem sua paixão e interagirem com o público.

 

PRÓXIMAS SESSÕES AGEBDADAS

Dia 04/10 – Na: Emeb Presidente Floriano Peixoto

Dia 8/10 – Na Emeb Imperatriz Leopoldina

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade