Após ficar duas semanas fechada para manutenção e melhorias internas, a Casa dos Rosa reabriu para o público em geral. As paredes internas receberam nova pintura e os pisos térreo e superior foram revitalizados.
O espaço cultural possui salas multimídia para exposições, acervo permanente, cafeteria, playground para as crianças e um caminho para um passeio na área externa. O museu também abriga o acervo do Museu Municipal Hugo Simões Lagranha.
De acordo com a secretária adjunta da Cultura do município, Amanda Bordignon, nos próximos meses, a Casa dos Rosa receberá duas novas exposições. “Uma delas será sobre o desenvolvimento industrial em Canoas. Faremos uma abordagem totalmente histórica. Ela será utilizada de forma complementar para a nova Linha do Tempo que estamos montando, ela vai substituir a antiga”, explica.
Amanda conta que também está sendo preparada uma exposição que mistura história e prática por meio de dinâmicas. “Teremos oficinas e rodas de conversa com diferentes temas. Estamos alinhando as temáticas que em breve serão divulgadas”, afirma.
A exposição “Myrian Pchara: Um percurso e suas memórias” foi a última recebida pela Casa dos Rosa. A apresentação foi encerrada em janeiro. “Convidamos a população a ir conhecer a arquitetura, os móveis, a história do local. Embora não estejamos com nenhuma exposição no momento, o espaço permanece ofertando cultura e conhecimento para os canoenses”, diz.
LEIA TAMBÉM
Espaço histórico
A Casa dos Rosa fica localizada na Avenida Victor Barreto, 2186 – Centro. O espaço funciona de forma gratuita de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas. E aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas.
“É um lugar muito importante que acompanha a história e construção da ferrovia no município. As portas estão abertas a todos. As atividades serão aprimoradas, elas conversarão com o momento atual da Casa dos Rosa, inclusive com a nova linha do tempo que conta a história”, destaca a secretária adjunta da Cultura.
De acordo com Amanda, reuniões serão feitas para definir as temáticas e atividades culturais na Casa do Rosa. “Ainda não definimos datas, nos próximos meses teremos um cronograma. O que posso garantir é que estamos trabalhando para elevar a cultura no município”, finaliza.
- Categorias
- Tags