BAIRRO SANTO AFONSO
Casa de Bombas em Novo Hamburgo tem prazo para voltar a funcionar?
Casa de Bombas chegou a ser energizada no domingo, mas cabo apresentou problema e operação foi suspensa
Última atualização: 04/06/2024 14:38
Com a operação prejudicada após o transbordo do dique e consequente inundação do bairro Santo Afonso, a Casa de Bombas de Novo Hamburgo segue inoperante mesmo após a água baixar no local em que está instalada a estrutura.
Durante o período em que o bairro ficou submerso, a prefeitura avisou que precisava aguardar a água baixar para ter acesso ao local e verificar a condição das bombas. Com o recuo das águas, as bombas foram retiradas para o processo de limpeza e teste.
No domingo (2), de acordo com o diretor de Esgoto Pluvial da Secretaria de Obras, Ricardo Lucas Al-Alam, foi realizado o primeiro teste das bombas, com o acionamento dos motores. Entretanto, a primeira tentativa fracassou após um cabo apresentar problemas. “Estamos secando os motores, e de uma em uma estão começando a ficar prontas”, afirma.
A expectativa é de que para a próxima semana a Casa de Bombas volte a funcionar. “Estamos trabalhando”, avisa.
Além de colocar as bombas definitivas para funcionar, Al-Alam destaca que outro desafio é resolver o assoreamento em frente à Casa de Bombas, provocado pelo rompimento do dique. “A argila do dique veio para dentro da lagoa [da Casa de Bombas], então, vamos ter que dragar aquilo ali para poder ligar as bombas”, explica.